quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Resenha: Cadeados

     Olá, leitores! Tudo bem? Faz tempo que não dou as caras por aqui né? Precisei tirar alguns dias de férias antes de retornar a rotina de trabalho e blog, mas estou de volta para indicar leituras maravilhosas para vocês! Vamos lá?

 

Título: Cadeados

Autora: Nuccia de Cicco

Páginas: 360

Idioma: Português

Classificação Indicativa: +12

Editora: The Books

ISBN: B07MTMJBVS


SINOPSE: Após encerrar sua jornada no exterior, Pamella retorna ao Brasil para prestar vestibular e seguir a carreira na área da saúde, ao invés de se tornar uma artista como todos na família. Seus planos e sonhos são bruscamente interrompidos por um acidente de carro. Meses depois, ainda se recuperando do coma, do luto e do abandono pelo namorado, novos sintomas surgem. E, então, da noite para o dia, ela se descobre surda. Com a ajuda da irmã e amigos, Pam deverá interagir com o mundo através do tato e da visão, sem perder sua identidade. Precisará aprender a se adaptar à sua nova condição, a se conectar novamente com a sociedade, a se comunicar, a confiar, a amar e ser amada outra vez, a sobreviver à sua deficiência. Após tanto tempo sentindo-se trancada dentro de um mundo silencioso e solitário por fortes cadeados, ela descobrirá que o amor é a única chave: o amor por alguém, por si mesma e pela vida.

 

“Para todo mundo, eu perdera apenas a audição.

Para mim, perdera toda minha vida.”

 

    Vamos conhecer a história de Pam, uma jovem adulta que tem sua vida transformada após perder a audição em um grave acidente de carro, este que também levou as pessoas que ela mais amava nesse mundo: seus pais. Íris, irmã de Pam, não estava com a família no carro, mas chegou no local do acidente e precisou ser muito forte pela sua irmã. O namorado de Pam, Bafo (como era chamado), não deu as caras, com isso já criei um grande ranço gigante dele!

 

    Pam não perdeu a audição no instante do acidente, isso foi acontecendo aos poucos. O que mais gostei na história foi isso, pois somos capazes de sentir o desespero de Pam e uma compaixão tão grande que chega a nos deixar angustiados! Parece que estamos perdendo uma parte de nós junto com ela.

 

    Aqui aprendemos mais sobre a surdez, o quanto essas pessoas sofrem por serem excluídas, tratadas como estranhas, anormais. Conhecemos os direitos, os desafios e a vida de alguém que não ouve. Eu, que toda vida convivi com uma pessoa surda, aprendi coisas que nem imaginava com essa história! A autora nos dá uma verdadeira aula sobre a comunidade surda.

 

    A leveza da Nuccia de nos trazer um romance e introduzir um tema importante e tão pouco falado foi sensacional, não ficou cansativo e a história rumou de um jeito muito dinâmico! Além da surdez, a autora também trouxe outros temas fortes, como o relacionamento abusivo. A única coisa que não gostei foi a maneira como uma das personagens (Sheila) foi apresentada e o seu desfecho, mas quem quiser mais detalhes, terá que ler! 😉 hehe


    Pam é uma protagonista que aprendemos a amar conforme observamos sua evolução dentro da história e a luta para reaprender a viver. E o que dizer de seu par romântico? Prepare-se para suspirar muito durante essa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!