segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Resenha: Uma Canção para a Libélula

     Olá, leitores! Tudo bem? Gostaria de compartilhar com vocês sobre uma história que mudou minha vida positivamente após sua leitura. A indicação foi da Stephanie Sandim, amiga e colaboradora aqui do blog.


Título: Uma Canção para a Libélula

Autora: Juliana Daglio

Páginas: 611

Idioma: Português

Classificação: +18

Editora: - (Publicação Independente)


SINOPSE: Ainda criança, a talentosa Vanessa compôs uma canção para expressar seu fascínio por libélulas. Sem compreender o significado desses insetos alados em sua vida, ela cresceu para se tornar uma pianista de sucesso, famosa em toda a Europa. Porém, sua alma sombria e quieta segue assombrada por uma presença cinza, uma doença inescrutável. A jovem pianista precisa retornar ao Brasil, ignorando a voz obscura que ronda sua mente, prometendo tragá-la para as memórias terríveis que cercam sua antiga casa em São Paulo. Seu reencontro com a mãe não facilita para que enfrente os sintomas de fraqueza que a acometem, levando-a a um abismo em si mesma. Contudo, Vanessa não estará mais sozinha. Em meio a todo o caos, conhece Nathan, um misterioso rapaz que se esconde por trás de meios sorrisos. Logo ele se mostra decidido na missão de ajudá-la a encarar a parte mais difícil de sua doença – a sobrevivência.

    Uma história sobre depressão, perdas e superação, que já conquistou centenas de leitores em suas primeiras edições. Agora o texto chega até o leitor em uma segunda versão, com o conteúdo renovado e cenas inéditas que compõe a mesma história. A trajetória de uma simples ninfa através de lagos sombrios, de um casulo apertado, até o romper das asas de uma imponente Libélula. 

    Seja forte agora, mas não contenha suas lágrimas. Ouça a Canção até o final.

 

AVISO DE GATILHO: O livro descreve grandes conflitos internos e emocionais, bem como cenas fortes que podem desencadear emoções latentes.

 

 

"Então iria morrer à beira de um lago, sangrando até esvaziar-me de todo o ódio que eu senti por não conseguir viver, por nunca ter podido me tornar alguém de quem eu mesma poderia me orgulhar."

 

    Esse livro é verdadeiramente uma canção em forma de romance. É uma obra poética, profunda e sensível. A autora definitivamente conseguiu transmitir tudo o que estava sentindo e o fez com louvor. Contudo, é um livro que deve estar preparado para ler, pois- dependendo do seu estado emocional- alguns trechos podem servir de gatilho. Como uma pessoa que luta contra a depressão todos os dias, posso afirmar pra vocês que esse livro me destruiu... E me fez renascer das cinzas.

 


    Vanessa é uma jovem pianista iniciando uma carreira que tem tudo para ser incrível! Ela é muito boa no que faz e a música é a sua vida. Desde muito nova aprendeu a tocar o piano, compondo ate mesmo uma canção (sobre um momento que se tornou seu ponto seguro), sendo extremamente elogiada pela sua professora o tempo todo. Porém, Vanessa guardava consigo uma tristeza imensa no peito. Ela possui muitas traumas em sua vida, não sabendo lidar com eles e se deixando cair em uma tristeza profunda. Com isso, acaba se rendendo ao caminho que achava mais fácil... Mal sabia o quão mal poderia deixar as pessoas com a amavam. Nossa protagonista é diagnosticada com depressão, e a autora consegue dialogar com nós, leitores, de maneira tão profunda que ficamos na torcida de uma melhora real da personagem, e é aí que a Juliana nos apresenta o transtorno e tudo o que uma pessoa que sofre dele passa. Houveram muitos trechos em que tive que dar uma pausa na leitura e respirar, pensar na minha vida, acalmar o choro, pois como disse acima, também possuo esse diagnóstico, e muita coisa que a Vanessa relata é o que sinto. Depois dessa leitura, acreditem, me senti muito leve. Tive a certeza que não estou sozinha nesta batalha.

 

    Entre toda sua confusão mental e batalha para lidar com os problemas reais, Vanessa encontra Nathan, um homem que será seu porto seguro em dias difíceis. Mas calma! Ele não é o responsável pela vitória das batalhas internas de Vanessa, contudo foi um dos suportes indispensáveis para tal. Gostaria de frisar isso para não pensarem que foi por causa de um "amor" ou "homem" que a escritora faz com que a vida da protagonista mude. Não é! Vanessa precisa encarar seus monstros internos sozinha e a ajuda que precisa é profissional! Eis o ponto forte do livro: A negação de ajudar ajuda profissional, achar que psicólogos e psiquiatras são especialistas de "pessoas loucas", quebrar o TABU que infelizmente ainda gira em torno de nossa sociedade. No entanto, é impossível não se apaixonar por Nathan e desejar um em sua vida. haha

 

    Se você sofre de depressão, conhece alguém que tenha ou quer saber mais como funciona a mente de quem a tem, leia esse livro! Foi a melhor coisa que me aconteceu até agora. Disponível apenas em e-book pelo site da Amazon, podendo ser lido gratuitamente pelo kindle unlimited. No entanto, deixo meu apelo à autora: Faça uma tiragem física, por favor! Entrou na lista de livros da minha vida e nada me deixaria mais feliz do que tê-lo na minha estante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!