quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Você escreve, é?

    Olá, leitores! Tudo bem? Quero compartilhar com vocês hoje um pouquinho sobre a minha trajetória no mundo da escrita. Como disse no post anterior (se não leu, vai lá! haha), a escrita caminha comigo desde que me alfabetizei, assim como a leitura. Criava histórias para divertir meus vizinhos e realizava, segundo minhas professoras, excelentes releituras.


    Costumo dizer que o primeiro passo para querer ser escritora MESMO foi aos doze anos, quando na aula de Língua Portuguesa o Profº Leandro (sim, me lembro do nome de cada professor que tive, hehe) propôs para a turma que em grupos criassem personagens com características físicas e psicológicas. Depois, em duplas, iríamos criar uma narrativa para esses personagens. Já fica a dica para os professores de português, que aula maravilhosa! História criada (que inclusive está postada aqui no blog, fiquei com dó de tirar do ar), não soube mais parar! Então separei um caderno para continuar escrevendo e mostrava para algumas amigas lerem, a recepção era maravilhosa e me deixava mais animada para criar.


    Como nem tudo é um mar de rosas... O auge da adolescência chegou e com ela meu medo de julgamentos que arrisco dizer durar até hoje. Pois é! Apesar de conseguir encarar isso de um jeito melhor hoje em dia, as vezes bate a ansiedade e não consigo nem abrir os comentários da última postagem que realizei! Sendo assim, passei a escrever só pra mim...

    Em 2012, já na faculdade, passei a escrever em sites de fanfic (lê-se Nyah Fanfiction e Spirit) e também neste blog onde vos falo! haha Algumas histórias arquivei porque né... Vergonha alheia existe! MAAAAAS outras resolvi deixar para mostrar que mar de rosas não existe e que graças a Deus evoluímos todos os dias. Caso queiram rir da minha cara, basta conferir os posts mais antigos!

    Apenas em 2018, com o apoio do meu namorado (atual marido), que consegui finalmente deixar minha escrita ser conhecida, admitindo meus textos em antologias e concursos, mas não se enganem... A coragem existe, mas ela é momentânea! haha


    Meu primeiro conto publicado foi "Sorumbático Amor" pela editora Jogo de Palavras em 2018 na antologia "Antologia de Outono", disponível em formato PDF totalmente gratuito pelo site da própria editora! Recentemente o deixei disponível também no wattpad, o link está abaixo da minha descrição no blog. ♥ Eis um conto que resume totalmente a minha escrita: dramática, sentimental e totalmente desgraçada da cabeça! kk

    O segundo conto foi publicado pela mesma editora e também está disponível em PDF no site de forma gratuita, mas este foi publicado em 2019 na antologia "A Festa é no Terraço". O nome do conto é "O Primeiro Beijo" e até hoje é o que mais me diverti enquanto escrevia. Ele me fez fugir totalmente do gênero que já estava acostumada a escrever, pois é uma comédia adolescente com direito a crises de identidade e beijos desastrosos!


    Em 2020 me inscrevi em um concurso literário e uma antologia, infelizmente a antologia, por conta de direitos autorais, não consegui assinar o contrato. Fiz muitas referências ao conto "O Primeiro Beijo" e isso poderia gerar problemas futuros, já que a antologia irá para financiamento coletivo. Quanto ao concurso, ele foi realizado pelo Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio e fiquei em 4º lugar na Categoria 1 - Comportamento Suicida. Escrever esse conto não foi nada fácil, pois revivi momentos muito tensos da minha vida, mas saber que minha história pode mudar a vida de alguém me deixa imensamente feliz. Espero em breve trazer mais informações sobre essa antologia para vocês!


    No momento não estou produzindo nenhum novo texto. Pesquisei antologias abertas e até rabisquei alguma coisa, mas a quarentena e toda essa mudança brusca que sofremos em nossas rotinas me deixaram muito desanimada, triste, improdutiva. Quem diria que o tão desejado home office poderia não funcionar para algumas pessoas né? haha Eis a magia de sermos pessoas tão diferentes umas das outras. Também tem a questão de 2020 ter decidido ser incrivelmente cruel, dá até medo de imaginar o que mais ele está aprontando para nós, viu? Deus me livre.


    Qual sua experiência com a escrita? Se quiser compartilha aqui comigo nos comentários! Irei adorar conhecer sua história. ♥

Um comentário:

  1. Ha! Comecei a escrever com 16 anos de idade. Eu fazia poemas góticos e contos de terror sobrentaural, huahuahuahua, mas como disse acima: ainda bem que evoluímos.
    Daí então passei a desenvolver mais minha escrita e meu pensamento enquanto ser humano. Daí comecei um livro no wattpad, que ainda está em processo de publicação, e ah! Tem sido uma coisa, porque tem dia que bate aquela preguicinha terrível. huahuahuahuahua
    Mas tem sido muito bom desenvolver um romance adolescente com uma pitada de fantasia. huahuahua

    https://karolinibarbara.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!