quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Resenha: Academia de Heroínas da Vida Real

     Olá, leitores! Tudo bem? No post de hoje irei apresentar a vocês uma antologia maravilhosa organizada pela Camila Pelegrini, acompanhada por autoras maravilhosas, que irá retratar a força das mulheres em nossa história.


Título: Academia de Heroínas da Vida Real

Organização: Camila Pelegrini

Páginas: 176

Ano: 2020

Idioma: Português

Classificação Indicativa: +12

Editora: Delirium

ISBN: 978-65-990650-7-1


SINOPSE: No dia a dia, na vida real, mulheres realizam feitos extraordinários o tempo todo, superam limites que antes pareciam intransponíveis, revelam-se poderosas em aspectos que nem mesmo a ficção parece capaz de conceber. De qual universo é essa academia de heroínas? O quê? É desse mesmo? Consumimos histórias fantásticas o tempo todo. Adoramos vislumbrar todas as possibilidades que poderes garantem aos nossos personagens favoritos. Controlar o tempo, voar, ficar invisível, ter força sobre-humana… É altamente improvável que você não tenha imaginado ao menos uma vez quais desafios enfrentaria se estivesse em tais posições. Mas o fato é que no dia a dia, na vida real, mulheres realizam feitos extraordinários o tempo todo, superando limites que parecem intransponíveis, revelando-se poderosas em aspectos que nem mesmo a ficção parece capaz de conceber. Os vilões das histórias são diversos: o machismo, a violência, a pobreza, a desigualdade, os preconceitos, as pressões, as imposições, as depreciações. As lutas são diárias, os resultados vêm de cada uma das batalhas que, tão comumente, se encontram nos detalhes. A guerra da vida real está nas entrelinhas, afinal. Nas histórias não contadas e nos inimigos não declarados, disfarçados de cotidiano, tradição e banalidades. Porém, não nessa antologia. Neste livro, temos manifestações de arte que são retratos de heroínas da vida real, cujos super poderes são tão extraordinários quanto a fibra e a resiliência que residem em estar vivo. Habilidades que qualquer uma de nós poderia carregar; desafios que todas nós poderíamos enfrentar. A vida é academia nesses enredos. E as super-heroínas são elas. São vocês. Inspiradas e inspiradoras. Tal qual cada uma de nós.


❝Às vezes precisamos ir contra o que todos esperam de nós pra sermos quem nascemos para ser. Geralmente nunca esperam muita coisa... Você sabe.❞ 


    A proposta dessa obra é fazer com que cada autora conte a história de sua própria heroína, seja ela real ou fictícia. E como aprendi com essa antologia! Conheci mães e avós tão fortes quanto a minha e prestigiei histórias como a de Yeva e Diana Foley. Histórias que deveriam ter marcado a vida de gerações, mas foram deixadas ao esquecimento justamente por se tratar de mulheres, a maioria desconhecidas e que não faziam ideia da sua importância na trajetória de nossa história.


    Não há dúvidas sobre o quanto as mulheres sofreram e sofrem até hoje em busca de uma sociedade igualitária, e esse livro é sobre isso! Nos leva ao íntimo, nos força a visualizar o passado que- em muitos casos- não foi fácil. Como era a vida de sua bisavó? Como ela encarou a sociedade em que vivia? No que o passado dela reflete na pessoa que você é hoje? Essa obra tem o poder de fazer nós- mulheres- refletirmos sobre o feminismo e sua importância numa sociedade que ainda nos rejeita e nos trata como simples objetos de prazer.


    Ao encerrar a leitura eu estava ciente de que não era mais a mesma. "Conheci pessoas" e visitei minhas próprias raízes. Emocionada e ciente de que nossa luta continua! Antologias como essa são necessárias para não nos deixar esquecer a realidade. Enquanto mulheres forem estupradas, ganharem menos que homens no mesmo cargo, forem "descartadas" por não ter A COR ou O CORPO ideal e não terem o direito de tomar decisões pelo seu próprio corpo, ainda teremos que resistir.


    Dentre os contos, os que mais me emocionaram de alguma forma durante a leitura foram:

▪︎ Joaninha - Babi Lacerda;

▪︎ Abra a Porta - Brenda Guedes;

▪︎ A Primeira Estrela - Deborah Vieira;

▪︎ Palavras que Transformam - Laís Costa;

▪︎ O Legado dos Efêmeros e a Solidão dos Eternos - Thais Cima;

▪︎ O Canto da Maré - Úrsula Antunes.


    Não irei relatar o que acontece particularmente em cada um dos contos acima para não estragar sua experiência com a obra no geral. Lembrando que todos os contos são maravilhosos, cada um com sua essência! Estes que citei foram apenas os que mais me identifiquei, seja na escrita, no relato ou como a autora levou sua narrativa.


    Hey, mulher! Sua luta é a minha. Juntas somos mais fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!