domingo, 15 de agosto de 2021

Resenha: Contos de Fadas de Cabeceira

     Olá, leitores! Tudo bem? A resenha de hoje é de um livro que traz releituras de contos de fadas, mas atenção: Eles podem não ser tão românticos quanto você imagina.


Título: Contos de Fadas de Cabeceira

Autora: Juliana Lima

Páginas: 124

Gênero: Fantasia Contemporânea

Classificação Indicativa: +16

Editora: The Books


SINOPSE: “Era uma vez, uma linda princesa que morava em um...” Não, espera! Sim, você está no livro certo. O título diz que são "contos de fadas" e a capa te remete a sonhar com eles, mas e se, ao invés de fadas, fossem contos de realidade? Inspirados nas histórias mais famosas escritas até hoje, os contos deste livro são uma releitura dos arquétipos e símbolos já conhecidos, porém com um toque fantástico, sobrenatural e até sombrio, tornando-os pouco comum, não indicados para crianças e destruidores de finais felizes. Se quiser ler, por sua conta e risco, comece ciente que existe uma grande chance de se identificar com alguma história. Esse é só o primeiro sinal de que sua mente é mais pragmática do que imagina.


E SE OS CONTOS DE FADAS FOSSEM REAIS?
    Essa é a proposta do livro "Contos de Fadas de Cabeceira", ou "CFC" para os mais íntimos. hihi Nesta obra iremos encontrar uma coletânea de contos baseadas em histórias que já conhecemos, mas de forma assustadoramente real.

    E se uma pessoa matasse realmente alguém com uma maçã envenenada? E se fosse possível viajar no tempo? Ou mais, conseguir conversar com o "tempo"? E se existisse sereia, seria tola como Ariel Juliana nos traz um tour entre esses famosos contos com uma pitadinha de realidade que nos deixa boquiabertos. Como se não bastasse a qualidade dos contos, entre um e outro, contêm poesias que super se relacionam com o tema da próxima história e nos atiça a descobrir o que nos aguarda. E para fechar com chave de ouro, a autora une todas as tramas em um último ato que me deixou extasiada!

    Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Juliana e ela ganhou uma fã e admiradora fiel de seu trabalho! haha Gente, só você lendo para entender o que estou sentindo! Além da escrita maravilhosa, a autora consegue nos transportar para a história de tal forma, que começamos a imaginar como seria nossa vida se estivesse vivendo um conto de fadas... Mas sem o "felizes para sempre".

    Muito atual e assustador, não espere encontrar uma narrativa com final feliz, afinal de contas... Estamos no mundo real.

    Alguns quotes:

~ "Os príncipes aqui não descem do cavalo branco, os castelos são de areia e quanto aos finais? Estes têm apenas a função sem graça e realista de encerrar a história."

~ "Nada mais a assustava, nada mais a surpreendia, nada mais a convencia e nada mais a encantava." 
 
~ "Dizem que bons escritores não têm alma. Não é de todo mentira, (...) Antes que pensem que não tenho a minha, devo alertá-los que não sou uma boa escritora, apenas coloco no papel a história de um."

~ "(...) Quando nos sentimos fracos, sozinhos e incapazes, há sempre uma luz no final do nosso túnel. A luz é o fim..." 

~ "Pois bem, na vida real, nem todos os finais são felizes. No entanto, continua sendo você quem os faz."

Um comentário:

  1. Olá,
    No geral sou fã de histórias realistas, e ter esse toque em contos de fadas deve ser mesmo envolvente e diferente. Gostei da dica!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!