sábado, 14 de agosto de 2021

Resenha: Três Décadas e Meia

     Olá, leitores! Tudo bem? A resenha de hoje é sobre um livro que me despertou para o mundo real, mundo este que não aceita as diferenças, que elege genocidas para a presidência e mata pessoas trans todos os dias.


Título:
Três Décadas e Meia
Autora: Daniela de Carvalho
Páginas: 192
Gênero: Autobiografia
Classificação Indicativa: +16
Editora: Delirium

Livro cedido pela editora.

SINOPSE: Trinta anos é tempo demais para se esperar por um amor. É tempo bastante para se amadurecer. Mas será tempo suficiente para viver tudo o que se deseja? Tudo o que se tem direito? Será tempo suficiente quando seu próprio tempo não vale o tempo de uma vida inteira? Através de frases, crônicas e poesias, a autora apresenta um relato íntimo e quase confessional, que é ao mesmo tempo a história de uma e de milhares de mulheres. Elas, que quando em frente ao espelho refletem uma verdade invertida, oposta ao que olhos conservadores querem enxergar. A dureza das palavras não chega perto de alcançar a crueza da realidade. Ainda assim, carrega a sutileza que existe nas obviedades, abrindo espaço para uma reflexão indispensável. Mulheres trans existem, são objetos de preconceito. Mulheres trans resistem, precisam de respeito, dignidade, afeto e, acima de tudo, precisam parar de morrer como se a própria vida não fosse um direito.

"NÃO HÁ TEMPO QUE SEJA BASTANTE, PARA QUEM NÃO TEM O TEMPO COMPLETO DE UMA VIDA INTEIRA." 

    "Três Décadas e Meia" é um relato de uma realidade triste e cruel de Daniela de Carvalho, que através de textos e poesias nos apresenta como é ser uma mulher trans e negra numa sociedade como a nossa, sociedade essa que demonstra com orgulho sua transfobia e racismo todos os dias.

    Daniela irá nos contar como foi seu processo para aceitar que não era a pessoa que via no espelho todos os dias, sua relação familiar após sua metamorfose, a batalha para a sobreviver em meio a solidão, o preconceito de homens, mulheres e até mesmo da comunidade LGBTQIAP+, a transfobia... Ela nos apresenta a realidade cruel que pessoas trans encaram diariamente, sem conseguir prever se estarão vivos para sobreviver a mais um dia. É uma leitura necessária, pois abrirá nossos olhos quanto a realidade de uma comunidade que está tão próxima de nós e muitas vezes desconhecemos sua luta ou, infelizmente- na maioria dos casos- a ignoramos.

    Eis aqui alguns dados importantes contidos na obra:
• "No Brasil 90% das travestis e das mulheres transexuais vivem de prostituição";
• "Apenas 4% das travestis e mulheres transexuais possuem empregos formais";
• "Estima-se que 13 anos de idade seja a média em que travestis e mulheres transexuais são expulsas de casa pelos pais";
• "Dos 124 assassinatos identificados em 2019, apurou-se que 80% foram praticados com requintes de crueldade (...)".

    Daniela conseguiu se formar em engenharia civil, uma grande vitória já que muitas desistem por terem que batalhar para encontrar um lugar que as aceitem para trabalhar e se sustentar, pois a maior parte das pessoas que se assumem trans são abandonadas pela própria família e a sociedade não as recebem de braços abertos. São muitos "nãos" até que a prostituição seja a única saída. Quantas pessoas trans vocês conhecem que são bem sucedidas? Quantas foram aceitas pela família? E quantas vocês conhecem que nunca sofreu nenhum tipo de violência? Quantos livros de mulheres ou homens trans você já leu?

    Esse é o tipo de livro que abre nossos olhos, mostrando claramente que ainda há muito pelo que lutar, que o respeito deveria ser algo universal e o amor aceito em suas mais diversas formas. É impossível não ficar reflexiva após encerrar a leitura de "Três Décadas e Meia", e agradeço muito a editora por essa oportunidade. Agora é a vez de vocês transformarem sua mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!